Passo a passo para limpar churrasqueiras a carvão

A fuligem deixada pelo carvão torna essa churrasqueira mais difícil de limpar, por isso é indicado você limpar os utensílios utilizados.
Assim que o churrasco terminar para evitar que o sal corroa os utensílios, retire as grelhas de sua churrasqueira e esfregue-as com escova de cerdas duras ou de aço e um pouco de detergente para retirar restos de carne e gordura. Depois as lave com água, sabão e palha de aço (aquele tipo de esponja de aço mais grossa).
Se sua grelha for de ferro, passe óleo sobre toda sua superfície para que não enferruje.
Lave sua churrasqueira sempre antes de usar. Seque-a bem e pincele sobre toda a grelha óleo de cozinha. Assim será mais fácil de lavar no final do próximo churrasco.

Passo a passo para limpar churrasqueiras a gás e elétricas

Essas churrasqueiras são mais rápidas para assar a carne e fazem menos sujeira que as churrasqueiras a carvão, pois produzem pouca fumaça. P
ara limpá-las siga estes passos: Com a churrasqueira ainda quente, remova com uma espátula os restos de carne que ficaram na grelha, retire o vasilhame que apara a gordura embaixo da churrasqueira e lave-o normalmente.
Depois de fria, coloque a grelha de molho na água por algumas horas, a sujeira vai se desprender facilmente assim, basta passar uma esponja macia com detergente. Dilua uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e uma colher (de sopa) de vinagre em 1 litro de água morna e aplique nas partes externas da churrasqueira usando uma escova, depois passe um molhado e deixe a churrasqueira secar.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-limpar-a-churrasqueiras.asp